segunda-feira, 28 de março de 2011

Bem-Vindos a Bolha VI

Essa é sem dúvida a maior série de textos que tenho escrito, mas isso se deve por estar a muito tempo com essas coisas engasgadas na "goela", além de estudos que tive ano passado. Bom, vamos seguir com os resultados da bolha.
O que é uma bolha? No caso de uma fervura, é um conjunto de moléculas de ar em estado gasoso que está imerso em água e que por ser menos densa, tende a subir para o ar; no caso de sabão, é uma camada de sabão que isola uma quantidade de ar que é posta dentro dela.
Há uma semelhança grande entre ambas as formas de bolhas apresentadas: ambas tendem a separação, de uma forma ou de outra. Não tenha dúvida que é disso mesmo que falo quando digo que a igreja tem se colocado em uma bolha. Uma bolha que tem mais atrapalhado do que ajudado o crescimento da igreja.
A Igreja tem cada vez mais, se fechado ao mundo, de várias maneiras: no modo de se vestir, no "dialeto" que fala, em programas que só alcançam pessoas que já tem fé, pois geram repúdia dos não crentes, por programações feitas visando o "rebanho", através de medidas em seus seminários que bitolam os alunos em uma série de dogmas e os cegam da realidade, através de julgamentos sobre os outros entre outras coisas.
Muitas vezes, como já foi dito no segundo post (acho) por inocência ou desejo de se proteger, mas tantas outras vezes, como fruto de uma indústria e pastores que querem esse isolamento para poder lucrar e explorar pessoas.
O mundo atual nos instiga a pensarmos, a buscarmos novas opiniões sempre, mas isso não é interessante para quem domina, pois quanto mais a pessoa pensa, mais difícil é controla-la. E para quem quer explorar a fé, nada melhor do que criar a ideia de que se fechar do mundo, viver numa bolha onde só se fala de Jesus, muitas vezes sem nem usar a bíblia, é melhor, pois está falando de Jesus.
Vou ficar por aqui neste, porque estou ficando irritado ao escrever essas coisas e vou acabar falando algo que possa me arrepender depois. No próximo, vou comentar ante a bíblia esse isolamento.

Um comentário:

  1. Excelente o texto e triste realidade. Os "esclarecidos" são minoria dentro de tais igrejas , e isso é mesmo muito triste. Obrigada Rafa!

    ResponderExcluir