sexta-feira, 1 de maio de 2009

Voz no Deserto

Hoje fiquei pensando sobre o que poderia postar, então abaixei um pouco meus olhos e me deparei com um CD do João Alexandre chamado Oração da Noite. Comecei a pensar em falar sobre oração.
Einstein ao ser perguntado por um aluno sobre o que este poderia pesquisar em sua tese de mestrado que não houvesse sido ainda pesquisado, disse para o jovem pesquisar a oração.
Esse é um assunto muito pouco discutido nas igrejas e na sociedade. Talvez por ser algo pessoal, talvez por ser um assunto que gera desconforto ou sei lá eu por que razão. Mas é um fato que agente quase não discute esse tema.
Philip Yancey em seu livro Oração (um dos poucos sobre ela que vi e li), coloca em sua capa (fantástica diga-se de passagem) uma metáfora muito bem feita de como parece ser a oração. Na capa, há uma caixa de correio no meio do deserto. Quantas vezes não vou orar e me vejo pensando se Deus está ligando mesmo pro que estou dizendo, algumas vezes sinto como se estivesse em um monólogo, pois parece que não há retorno.
Conversar com alguém que não se vê, não se escuta e não se pode tocar é algo um tanto o quanto difícil. Parece que você é meio bobo se for pensar... mas, apesar de tudo isso, quando eu oro, de verdade, sinto algo diferente dentro de mim, algo não da pra descrever. É como se Deus estivesse mesmo estado me ouvindo e falando comigo.
Talvez após ler o paragrafo acima possa ter surgido uma dúvida na sua cabeça: o que é uma oração "de verdade"? Existe oração de mentira?
Quando coloco esse "de verdade", refiro-me a quando me coloco diante de Deus com o coração aberto, com desejo de estar ali, com sinceridade, sem querer criar um falso eu diante do Pai. O conceito que eu tenho sobre o que é oração é o seguinte: Falar com Deus. Mas quando digo falar, digo conversar, não soltar um monte de palavras decoradas, ou falar coisas sem pensar o que realmente significam.
Na verdade não sei muito sobre o tema pra estar postando esse texto, mas acho que comentar sobre minhas angústias, pode vir a ajudar alguém a compreender as suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário