sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Reforma


                 Essa semana comemoramos alguns eventos no mesmo dia, o halloween , o dia do saci e o dia da reforma protestante, todos no dia 31 de outubro. Foi me ater ao dia da reforma, pois pra mim os outros dois são datas meio insignificantes na real. Mas não venho aqui vangloriar a reforma, mas analisar como andam os frutos dela.
                Toda terça de manhã eu atravesso a cidade (literalmente) pra ir pro meu trabalho e numa dessas viagens algo me chamou a atenção. Quase na escola, na esquina anterior, tem uma igreja que me chamou a atenção. Sou um cara chato, tenho que admitir. Implico com nomes de bíblias, tipo a Bíblia Viva (por que? As outras são mortas por acaso?), nomes de igrejas: Igreja Casa de Deus (as outras são do capeta então?) e por aí vai. Mas essa igreja fez o contrário. Quando li seu nome simplesmente aplaudi internamente. Chama Igreja Evangélica Renovo da Fé.
                Acho que nunca vi uma igreja que mostrasse no seu nome tudo o que a igreja evangélica (principalmente) mais precisa: um renovo, ser purificada de suas práticas de circo e voltar para a bíblia. Voltar a ideia dos “5 solas”: sola gratia, sola scriptura, solus christus, sola fide e  soli deo gloria. A Reforma foi um movimento que pregou um retorno às escrituras e ao Deus delas, colocando os lideres e a instituição em segundo plano, mas a cada dia surgem igrejas mais e mais firmadas na pessoa do líder e não do Deus, a instituição, os prédios acima das pessoas.
                Outro ponto são as igrejas que não tem se afastado atrás de revelações além da bíblia, ou novos objetos milagrosos, mas que pararam no tempo, que acham que a reforma de Lutero foi definitiva. Tem uma máxima da Igreja Reformada que parece que merece uma adaptação hoje. A frase é essa: Igreja Reformada sempre reformando. Acho que está faltando um acréscimo: Igreja Reformada sempre reformando [o templo]. Agora ta bem mais realista.
                A Igreja tem que se renovar sempre, se adaptar a cultura sim, mudar os meios sim. O que nunca deve ser esquecido na igreja é a palavra, a Bíblia, o Cristo, a Fé, a Graça, a Glória de Deus. Isso deve ser a base, o fundamento. Devemos aprender a refazer as paredes mas sem danificar as bases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário