terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os Dois Caminhos


                Acho que todo crente já ouviu muitos sermões sobre os dois caminhos e mesmo os que não são, devem conhecer muitas metáforas sobre essa fala de JC. Mas apesar disso, gostaria de comentar um pouco sobre isso. Semana passada estava em um parque aqui em Campinas city, o Taquaral, andando em uma trilha que nem lembrava que existia lá, bem no meio da “mata”. Cheguei num ponto que me levou a foto deste post.
                Quando vi essa cena, não tive outro pensamento diferente de tirar essa foto e refletir um pouco sobre esse tema. Aproveitei e fui passear pela trilha da direita, que é mais larga, tem uma escada natural formada pelas raízes, ou seja, um caminho mais “sussa”. Achei muito legal quando vi que esse caminho além de terminar na linha do bonde, que não tinha nada a ver com onde queria ir, era lotado de teias de aranhas. Aranhas de todos os tamanhos. Mas a maioria era bem “cabulosa”.
                Na vida é sempre assim mesmo não? Quantas vezes não pensamos em largar algo, ou buscar um caminho mais fácil e quando vemos, paramos onde não queremos. E muitas são as vezes que nessa caminhada acabamos nos ferindo pelo trajeto, sejam por “aranhões de galhos”, “aranhas” ou outras coisas nesse caminho que escolhemos.
                Geralmente eu quando busco sair do caminho é porque este está um tanto o quanto difícil. Busco às vezes uns atalhos mais fáceis, mas isso nunca vale a pena, pois no melhor dos casos, quando deixamos de ir por onde deveríamos, perdemos aprendizados, fortalecimentos, experiências, vivências, que geralmente doem e muito, mas que depois de superados e cicatrizados, fazem parte de nós e nos fazem mais fortes.
                Creio que Jesus usou essa metáfora porque nada que é fácil é tão bom. Afinal o que te dá mais prazer, ganhar ou conquistar por seu mérito algo? A conquista, o lutar por algo nos dá uma satisfação maior pela conquista. Apesar de no ramo de fé, nós não termos que fazer nada para merecermos a salvação, mas quando somos salvos, com certeza não conseguimos viver como antes. E a vida de cristão de verdade não é nem um pouco fácil, assim como a vida de Jesus não foi.
Ele, mesmo sendo Deus, precisou morrer na cruz para que o plano se cumprisse, apesar de poder escapar disso, foi até o fim. Nós como seus imitadores devemos seguir o caminho certo e buscando sempre se manter nele, até o fim.

Um comentário:

  1. Adorei o texto, diz muito sobre a vida e os caminhos que tomamos.. obrigado por ter postado, abraços

    ResponderExcluir