terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Eevee, eu escolho você!


                Desde criança adoro desenhos. Alguns dos meus favoritos são os animes. Uma das séries que mais assisti (e joguei) é Pokémon. Aí você pensa: tá e o que isso tem a ver com  a proposta do blog? Bom, já ficará claro. Puxando um pouco do texto anterior, paro e penso num ponto bem simples: quando pecamos, surge um sentimento em nós. Mas que sentimento é esse? E o que fazemos com ele?
                Gosto de pensar que o sentimento ou sensação humana referente a um erro seja o remorso. É a nossa ciência do erro. Mas depois que isso surge ocorre a ação de um ser externo.  O Espírito Santo ou o “didi”.  É meio estúpida a minha analogia, mas isso me lembra do Eevee. Ele era um pokémon básico que evoluía uma vez, mas podia evoluir para três diferentes pokemons: Vaporeon, Jolteon e Flareon através da ação de pedras dos elementos.
                Acontece algo semelhante com nosso sentimento. Lá está ele no nosso coração e então vem a ação externa e pronto, ele evolui. Mas pra onde? Se o Espirito age nele, o remorso se torna arrependimento e com ele, buscamos a Deus e a correção de nosso erro; mas de a ação for do “didi”, o remorso vira culpa e aí meu amigo, estamos acabados, pois quando a culpa nos domina buscamos apenas nos autoflagelar, nos escondermos dos outros, a ter vergonha de estar diante de Deus etc.
                A grande diferença entre a culpa e o arrependimento é um só: o arrependimento nos leva a Deus, já a culpa nos afasta Dele e em consequência dos outros também. Portanto, ao errar, busque o arrependimento e o perdão de Deus sempre.

Um comentário: