terça-feira, 27 de setembro de 2011

Detalhes

                Mais uma vez vou falar sobre as crianças. Vocês devem estar pensando: esse cara não tem mais o que falar não? Mas isso ocorre porque tenho estado muito em contato com elas no meu estágio. O que vou falar tem muito a ver com uma postura que temos no nosso dia a dia.
                Hoje na aula, estava com meu computador mostrando para eles alguns vídeos de orquestras e umas partituras. Os menores ficaram fascinados e em nenhum momento tiravam os olhos do monitor, apesar do baixo volume, já a classe dos mais velhos dispersou muito facilmente. Em menos de dois minutos eles já estavam fazendo as mais diversas coisas.
                Ao voltar para a casa, durante minha caminhada, comecei a me lembrar do que o pastor falou sobre o que aprendemos a cada dia. E nesse dia posso dizer que realmente aprendi algo novo. Assim como as crianças, muitas vezes nós que somos mais experientes em algo, costumamos não dar toda a atenção a muitas coisas a nossa volta. É bem comum fazermos as coisas na inercia, sem pensarmos no que está acontecendo.
                Quantas vezes não fui a uma aula que por tratar de algo que já dominava, não prestei atenção e perdi a chance de poder rever alguns detalhes que podem vir a ser muito importantes... E quantas palavras não ignorei por ser “velho” de cristianismo? É uma tendência natural esse relaxamento, mas parei e pensei: até que ponto esse relaxamento é só natural? E quando ele começa a me prejudicar?
                Provavelmente essas questões não serão respondidas por mim, mas o que posso dizer é que vale a pena se pensar nessas coisas, pois afinal, como diz a teoria do caos: O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque. Então, é sempre bom estarmos ligados a tudo, pois é nos detalhes que ignoramos que surgem os grandes problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário