segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O Espelho

                Semana passada, tive uma experiência bem interessante no meu estágio. Mais uma vez estou com turmas de educação infantil e as crianças sempre me surpreendem e me ensinam ou lembram coisas básicas da vida. Nessa semana, o que aconteceu que me chamou a atenção, foi algo muito simples e singelo, mas que me fez pensar um pouco. Estávamos eu a professora e as crianças com pequenas clavas. Após a atividade, simulei uma virada na bateria com elas. Um dos alunos viu e vez exatamente igual.
                Quando vi como o “Be” me imitava, me toquei de um detalhe muito simples, básico sobre educação: os alunos se espelham nos seus professores. Mas isso não é só no âmbito educacional, em praticamente todos os lugares, os mais novos vão espelhar-se nos mais experientes. E aí entra um ponto que deve ser levado em conta por quem é o espelho, ou pelo menos está em situação que inspire esse quadro: que tipo de imagem você está passando para quem olha pra você?
                Posso parecer pretencioso ao fazer essa pergunta, mas ela é direcionada primeiramente a mim, pois sei como é difícil se lembrar disso a todo o momento. Mas sem dúvida é necessário pensar nesse tipo de coisa afinal se levamos alguém à morte por nosso mau exemplo, seremos culpados por esse sangue inocente.
                Ser exemplo e espelho para alguém é sem dúvida um grande privilégio, mas ao mesmo tempo uma responsabilidade imensa. Se você acaba tendo um papel desse tipo na vida de alguém, tome muito cuidado com o tipo de imagem que passas e que representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário