domingo, 4 de setembro de 2011

Família êh! Família ah!

                Estava começando uma série, mas um texto que me veio à mente, fez com que eu mudasse os planos. Não sou do tipo noveleiro, apesar de ter tido a minha época, mas tenho mania de ver os últimos capítulos das novelas, talvez por ser onde há alguma graça e por ver a obviedade dos autores.
                Mas a última novela só me deu raiva. Foi durante a novela toda irmão querendo matar o outro, pai que não sabia que o era, divórcios, filhos sem pais, filho contra pai etc. Então, na cena final, tem uma galera comemorando não lembro oque e eis que surge uma senhorinha falando o quão importante é a família. Como podem massacrar a família durante uns 5 messes e depois lançar um discurso legalista desses?
                Nos escritos mais importantes do mundo, a família é tida como a base da sociedade, seja ela civil, religiosa etc. Nas sociedades antigas, eram elas que formavam os clãs. Não conheço uma cultura que não tenha apoio familiar.
                Na bíblia, a família foi o principio da humanidade. Tudo começou com um casal e é na família que os judeus aprendem a serem judeus, no islã, a família tem tanta ou até mais importância, o mesmo ocorre no hinduísmo.
                Mas hoje em dia, cada vez mais, a família é atacada por todos os lados. É divórcio que fica fácil, é hedonismo levando as pessoas a quererem só o seu prazer, sem pensar em fazer bem a outrem, é o medo de relacionamentos físicos, estimulado pelas redes sociais, lei que atrapalha os pais de educarem os filhos, um sistema que leva os pais a verem os professores como babas, jogando para eles o seu dever de educar os filhos entre tantas outras coisas.
                A família é a base da sociedade em que vivemos e é preciso cuidar dela, não simplesmente aceitar o estado em que ela tem sido posta. Sem a família, temos uma formação confusa, é difícil um menino ser um homem sem ter um modelo de homem e o mesmo vale para a menina. O principio de vivencia comunitária também é a família.
                Esse é um tema que gera muito assunto e a minha ideia aqui é dar só uma pincelada para estimular o pensar, então vou ficar por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário