quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fazendo Como o Mestre

Certo dia o pastor da juventude da minha igreja deu uma aula em conjunto na escola dominical, durante a qual fez a seguinte pergunta: O que você queria que mudasse na nossa igreja no ano que vem?
Pergunta cruel! Todo mundo responde isso a todo tempo com todos, mas na hora em que uma autoridade da igreja, do serviço, da escola, de onde for, faz uma pergunta dessas, sentimo-nos ameaçados por ela. Parece que se apontarmos algum defeito seremos perseguidos (não que às vezes não seja verdade).
Mas essa situação me fez pensar, quantas coisas em nós mesmos não precisamos mudar? Fazendo um elo com o texto anterior, estamos num novo ano, um período em que estamos abertos a mudanças, a reflexões, é a hora de mudar.
Agora finalmente entrando no tema, há algo que realmente precisamos mudar nas igrejas, não só na minha, que é o simplismo, a mediocridade.
Ouvi várias vezes pessoas me dizendo que a igreja é lugar de oportunidade, um lugar onde as pessoas têm espaço para aprender. Mas será que é tão assim? Sinceramente, para mim, se você quer aprender a tocar um instrumento, mexer numa mesa de som, operar multmídia ou o que for o serviço, existem escolas e cursos especializados para isso. Se for pra aprender na igreja, ela que monte um curso e forneça. Agora ficar pondo o cara que não sabe fazer a coisa direito simplesmente porque tem que dar oportunidade não dá!
Não digo que não se deve dar oportunidades, mas temos que saber como dá-las. Por exemplo: há igrejas que têm programações específicas para certas faixas etárias que geralmente são programações menores. É um ótimo lugar pra colocar alguém que esta começando, pois ele sabendo que por ser iniciante só tocará lá, terá um um incentivo para melhorar: tocar numa programação maior. Claro que isso tem que ficar claro, que conforme o "músico" melhore, maiores coisas terá pra fazer.
Mas as igrejas fazem de uma forma que põem o cara pra fazer a coisa apenas por não ter outro e larga ele lá. Não incentiva-o a fazer nenhum curso, a buscar melhorar, a quem sabe ensinar quem não sabe.
Posso dizer que tive um exemplo de algo bem feito na minha igreja. Comecei ha dois anos a trabalhar no som. Fiquei durante um ano apenas vendo como o pessoal fazia e conhecendo o sistema. Então no ano passado a igreja me encaminhou para um curso técnico de som, onde pude me preparar para fazer a coisa bem feita, não naquela mediocridade de quem "fuça" e diz que sabe.
Mas isso não se remete apenas aos trabalhos na igreja. Como CD de crente é mal feito, cara!!! parece que eles acham que porque disseram Jesus a coisa fico boa. Aí sai cada coisa horrível!
Por que os crentes fazem coisas tão mal feitas e com tanta preguiça sendo que Deus deu o melhor que tinha pra nós?

Um comentário: