quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Escravos ou discípulos?

Voltando pra casa depois da escola durante o ensino médio, caminhava cerca de 25 min com dois colegas que não professavam nenhuma fé. Um comentário que muito ouvia deles era o seguinte: Cara, igreja é só proibição, não não e não! Que coisa mais chata, não posso nem curtir a vida.
Sabe de uma coisa, olhando por essa perspectiva eles tem toda a razão!!! O cara num pode fazer nada. Cade o amor, a alegria e as demais coisas boas nisso tudo?
Quando Jesus Cristo (JC) veio ao mundo, ele viveu numa sociedade religiosa muito parecida com a nossa, uma sociedade que vivia um religiosidade baseada na obediência à lei. Obedeça senão você pagará as consequências. Mas as leis não eram fáceis de se cumprir, era uma "bolada" de leis as quais ninguém conseguia cumprir todas.
Só que tem uma coisa muito engraçada nisso tudo. Deus deu pra Moisés (o livrador do povo de Israel do Egito) 10 mandamentos e os fariseus (religiosos da época que interpretavam a lei) os tranformaram em mais de 400 leis as quais em sua maioria não tinha um fundamento muito forte.
Esses caras julgavam o povo pelo mesmo não conseguir cumpri as leis, mas eles mesmos não conseguiam mas um encobria o outro.
Nas nossas igrejas hoje a coisa não estam muito diferentes. JC veio e resumiu a lei em duas: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lc 10:27
Mas ultimamente não tem sido isso que as igrejas pregam ou vivem, temos vivido a cada dia mais, uma fé individualista, que busca prazer através de Deus e não servi-lo por amor; uma fé apartir do medo do inferno e não da graça, uma fé aparente e não vivida.
Seria muito bom se os cristãos modernos pudessem se livrar dessas amarras da religiosidade e viverem um cristianismo autêntico e real.

4 comentários:

  1. Não precisa responder não: Mas qual igreja JC frequentaria em nossos dias?? Ou Ele obedeceria ao resumo dos mandamentos aonde fosse, ate mesmo dentro de qq igreja "pra adorar a Deus"...

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafa Campos
    Passei aqui e gostei muito do seu blog

    Tenho um também www.tiagonogueira.com.br

    Abraços
    Tiago

    ResponderExcluir
  3. Ahh vim retribuir a visita!
    Até que enfim né... rsrs
    Abraço

    ResponderExcluir