quinta-feira, 28 de março de 2013

Light Knight Rise


                E ae querido leitor? Venho trazendo a você mais uma reflexão Nerd sobre cinema e fé. Dessa vez vou me ater, como o título sugere, ao Dark Knight Rise. Mas não ao filme todo, mas a uma frase saída da boca de nosso herói que para mim é uma sacada fenomenal.
                “Não sou o herói que Gothan quer, mas o que ela precisa.” Simplesmente genial!!! A cidade queria um herói de cara limpa e bondoso como achavam que o Harvey Dent era. Mas sendo a cidade corrupta e suja que era, não era bem o herói romântico o que daria jeito nela. Gothan precisava de alguém que fizesse a coisa acontecer, mesmo que parecesse um ladrão.
                Esse pensamento me vez ver como opostamente JC entra na história. Aí você me pergunta: que que Ele tem a ver com o Batman? Do que você está falando seu nerd retardado? Bom, eu te respondo. Assim como o Batman não era aceito em sua cidade, Cristo não foi aceito no seu povo: veio para os seus, mas os seus não o receberam (Jo 1:11). Ambos lutaram pelas pessoas, mas foram mal vistos por muitos, buscaram o bem, mas foram vistos como ladrões.
                Mas há diferenças gritantes entre ambos. Enquanto o Batman é mal visto por ser sombrio, violento, as vezes passar por cima da lei, Cristo foi mal visto por ser pacífico, amoroso, cumpridor das escrituras. Os Judeus queriam um guerreiro, que eliminasse Roma e assumisse o trono de Davi. O Batman é um homem que ao vestir sua roupa se torna um “deus”, uma entidade, já Jesus é o Deus encarnado em homem. E uma das que mais me intriga é o fato de que após o desfecho da história, o legado do Batman passa a ser bem visto pelos cidadãos de Gothan, mas o de JC continua a parecer loucura para os Judeus.
                Talvez seja com base nessas coisas que tenham feito um final messiânico para o Bruce, mas é incrível como temos a tendência de desvalorizar as pessoas próximas a nós que estão dando si mesmas em nosso favor, como Gothan fez com o morcego e os Judeus com Cristo, mas nós também fazemos com nossos lideres, nossa família, nossos amigos. Está na hora de abrir os olhos e ver os presentes de Deus que estão aqui conosco. E mais que isso, aprender que Deus não dá o que nós queremos, mas sim o que precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário