Hoje tive jogo de basquete na faculdade. Sou parte do time do IA (Instituto de Artes) da UNICAMP. O jogo foi contra a física. Um bom espetáculo pra quem gosta de esportes e que seria perfeito se não fosse apenas um detalhe: a arbitragem.
Foi uma arbitragem que prejudicou muito o meu time, mas não to escrevendo para critica-los, pois perdemos por 4 pontos apenas. O que realmente chamou minha atenção no jogo, foi como nós deixamos com que os erros dos arbitros tirassem nosso foco do jogo. Ao invés de nos preocuparmos em jogar e sermos superiores na quadra como estávamos até o fim do primeiro tempo, começamos a por nosso foco nos erros dos outros e justificar nossos erros pelos deles.
O que me deixa mais intrigado é que isso não acontece só no esporte. Quantas vezes não vamos fazer algo junto com outras pessoas e procuramos os erros deles para justificar o fracasso? Ou então para ofuscar os nossos?
Isso é algo que o homem faz desde o principio. Se você ler em Gênesis 3, vai ver que após pecarem, Adão e Eva passam a culpa, Adão culpa a Eva, que por sua vez culpa a serpente. Ninguém assume suas falhas. Jesus também conta uma história de um Fariseu que não só não reconhece que falha, mas usa as falhas do outro para se considerar superior a ele ( Lc 18: 9-14).
Saiba que você é responsavel por seus atos, os acertos ou erros dos outros não vão justificar ou condenar você, ninguém será cobrado pelos outros, mas sim por si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário