sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cegos no caminho parte I

"Nunca antes na história desse país", uma parcela tão grande da população se considerou evangélica. Segundo censo realizado em 2000 pelo IBGE, cerca de 15% dos brasileiros professam a fé protestante, ficando atrás apenas dos católicos.
A cada dia que se passa, surge uma igreja nova nesse nosso país - que se diz evangélica. Vejo isso e penso: que bom, quer dizer que cada vez mais gente está ouvindo a palavra de Deus. Mas antes que eu termine esse raciocínio eis que um jornal me diz que a bancada evangélica do congresso está envolvida em um escândalo de corrupção. Então penso: cara, tem cada dia mais "crente" nesse país mas o país não melhora! pior, os que deviam ser diferentes estão cada vez mais afundados na lama da corrupção brasileira.
Mas pior que isso tudo, é ver as mensagens "bíblicas" que ouço na TV. Queria saber que bíblia que esses caras lêem, pois lá tem coisas que na minha não estão escritas. Eles dizem que se você se entregar pra Jesus Cristo (JC) seus problemas acabam. Sua vida será um mar de rosas. Acho que esses caras nunca leram Jó.
Esse livro narra a história de um homem que era muito rico e temente a Deus. A narrativa inicia com o diabo indo falar com Deus depois de "dar um rolê" pela terra, então Deus pergunta a Satanás se ele viu Jó, seu bom e fiel servo. O Capeta, que de bobo não tem nada, diz para o Pai que Jó só é assim porque tem tudo. Então Deus permite que o Diabo tire tudo de Jó, menos sua vida. Não contarei tudo porque senão o texto ficará muito longo e ninguém vai aguentar ler tudo. Quem quiser ler o história toda é só pegar a biblia.
Nessa passagem vemos que o cara era uma espécie de servo perfeito e mesmo assim Deus o deixou sofrer.
O próprio JC nos disse que a vida não seria fácil. "Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33. Mais do que isso. o próprio Jesus, o filho de Deus não foi poupado de sofrimentos, muito pelo contrário, sentiu nos ombros as dores de todo o mundo.
O apóstolo Paulo foi outro que sofreu muito também, foi presos diversas vezes, sofreu naufrágios e chegou até a ser apedrejado.
Deus não promete vida mansa e tranquila, mas sim apoio nos momentos de dor e tribulação.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Felicidade

Nos dias atuais, as pessoas cada vez mais estao em busca de um mesmo ideal: a felicidade.
Quem nunca ouviu aquela frase "o que importa é ser feliz"? Cada vez mais a sociedade corre em uma busca pela auto-felicidade, uma busca hedonista, egoísta e imedidista, pois querem a sua felicidade a qualquer custo, até mesmo a infelicidade do outro.
Mas afinal, será que o ser humano existe pra ser feliz? No Gênesis, vemos que o homem tinha tudo para ser feliz e o era, porém ele se sentia incompleto, como se algo faltasse e realmente faltava, pois o homem estava sozinho no jardim. Então Deus fez pesar grande sono sobre o homem e de uma de suas costelas Ele criou a mulher.
Apartir desse ponto o homem se torna totalmente completo, pois ele fora criado a imagem e semelhança de Deus. Sendo Deus um ser relacionável o homem o era de modo semelhante. Com a criação da mulher, o homem passou a ter um relacionamento horizontal (entre humanos) e não só o vertical (entre Deus e o homem), sendo assim completo.
Mas repara que o homem não precisou da mulher para ser feliz. Ele era feliz, porém incompleto.
Quando conheceu a mulher, o homem viu nela alguém com quem poderia caminhar junto, compartilhar suas alegrias, tristezas e demais situações da vida. Ele não era um ser infeliz que viu na fêmea um objeto que poderia lhe trazer a felicidade.
A mulher veio a ser para o homem alguém que junto com ele aprendeu a se relacionar e a amar e após ambos terem aorendido isso, a felicidade que eles tinham, aumentou e se tornou plena.
A cada dia queremos ser mais e mais felizes, mas não queremos amar aos outros, nem estar com os outros nas suas buscas pela felicidade.
Fomos feitos para nos relacionarmos, e atravéz dos relacionamentos aprendemos a amar e amando é que alcançaremos a felicidade plena.